As flores apresentam muitas formas, tamanhos e colorido bem diversificados. As flores surgiram há cerca de 100 milhões de anos e estão se modificando com o passar do tempo. As flores primitivas eram muito simples e as atuais apresentam-se bem mais complexas para atrair os agentes polinizadores e garantir a sua sobrevivência.
Esta flor aparece na cerca que divide a quadra da horta. Na flor primitiva as sépalas e as pétalas apresentavam-se de forma independente e durante a evolução as peças que protegem o sexo da flor se uniram em muitas espécies. É interessante como cada flor apresenta características específicas. Devemos anotar tudo o que observa mos em um caderno de registros e a seguir comparar suas anotações com a dos companheiros. Como meu passeio é solitário, as vezes eu anoto e pesquiso em livros de botânica e descubro coisas bem interessantes.
íris |
A íris branca é uma flor bem diferente da rosa. A rosa apresenta o número de pétalas igual a 5 ou múltiplo de cinco e a íris é uma flor trímera. Repare, ela apresenta 3 sépalas brancas formando um cálice, 3 pétalas com uma marca amarela no centro e 3 folhas azuladas no centro. Observe bem esta flor. A marca amarela deve chamar atenção dos animais que polinizam esta flor. O mundo das flores é fascinante. É possível estudá-las durante um ano e o tempo ainda será insuficiente.
Rosas primitivas
rosas evolutivamente mais modernas
No final da horta há vários tipos de roseiras: algumas flores surgem do ápice da planta, algumas das gemas laterais do caule, algumas apresentam-se independentes e outras agrupadas. Que animais visitam esta planta periodicamente? Pra que servem os falsos espinhos ou acúleos? Os verdadeiros espinhos são encontrados nos pés de laranjas, limões e pés de tangerinas. Observar a natureza é relaxante e maravilhoso e encontrar as respostas é muito prazeroso, por isso não vou tirar de você esta alegria. Pesquise.