Aprende-se muito observando com atenção as “coisas” que nos rodeiam.
Atividades que podem ser desenvolvidas:
- Observar as mudanças de uma paineira no decorrer do ano ou de uma outra planta da mata atlântica para criar uma história no final de um período, utilizando os registros que foram escritos após os passeios pelo sítio.
- Observar a disposição das folhas, a formação e o crescimento dos brotos, a presença de ninhos, parasitas, fungos e plantas inquilinas em uma laranjeira.
- Identificar as áreas com possíveis desequilíbrios e a seguir promover um debate para apresentação de soluções.
- Listar as plantas conhecidas durante o passeio para avaliar o conhecimento que as crianças possuem sobre os vegetais.
- Listar os animais invertebrados ou vertebrados encontrados no passeio para elaborar diferentes cadeias alimentares em sala de aula.
- Registrar por meio de fotografias as principais mudanças ocorridas em um canteiro da horta durante um determinado período.
- Listar os vegetais utilizados como temperos ou remédios que foram encontrados durante a caminhada.
- Coletar material para construção de terrários e herbários.
- Identificar os vegetais mais desenvolvidos na horta durante uma visita e a seguir criar com eles diferentes cardápios.
- Recolher diferentes tipos de amostras de solo para observar as características de cada um deles posteriormente.
- Entrevistar as pessoas que cuidam do sítio para obter informações sobre as ferramentas utilizadas durante o plantio, como fazer sementeiras, como lidar com as pragas na plantação e etc.