Entrevista com José Duarte de Barros Filho - LAZOVERTE - UERJ

1- Quais são as espécies de cobras mais encontradas na região serrana?
R: Está sendo feito um levantamento de espécies nesta região, porém há algumas mais comuns como a chamada " cobra d'água ", a "dormideira"e duas espécies de "falsa-coral". Destas, nenhuma é venenosa.
2- Quais são as características mais fáceis para identificá-las?
R: A identificação das serpentes é feita pelas características da escamação, coloração, dentição e porte. Para os leigos, o mais fácil é reconhecer padrões de colorido, embora isto não seja, algumas vezes, muito seguro para uma identificação correta.
3- Onde elas podem ser encontradas com mais facilidade?
R: No caso da Mata Atlântica, principalmente no chão, mas há aí também muitas espécies arborículas, semi-aquáticas e semi-fossoriais.
4- O que fazer quando alguém for picado por elas?
Na dúvida, levar a pessoa o mais rápido possível para o hospital, sem agitá-la (por exemplo, se ela puder ir deitada  ao invés de andando, melhor) , e se possível levar também a serpente - pode ser morta, num vidro com álcool, mas de preferência sem ter a cabeça esmagada ou cortada, porque dificulta a identificação correta. Se não for possível capturar a cobra, ajudam fotos, ou ao menos uma boa observação da sua cor e tamanho. O mais importante é : não fazer NADA com o paciente - não dar a ele álcool ou outras bebidas, não colocar NADA na ferida, Não fazer torniquete, Não obrigá-lo a andar ou correr desnecessariamente, e Não meter medo nele!Todos estes procedimentos já estão médica e cientificamente CONDENADOS!
No máximo, limpar o local da ferida apenas com água corrente. Quanto mais rápida e calmamente a pessoa puder ser conduzida ao hospital, melhor. Se preciso, chame a ambulância ou os bombeiros, especialmente no caso de crianças, idosos ou pessoas já adoentadas. No hospital é que será visto o procedimento correto para cada caso particular. Mesmo sem levar a cobra, pelos sinais  clínicos é possível saber se ela é venenosa ou não. Em muitos casos, a serpente nem é venenosa, e o susto pode fazer mais mal do que a picada em si.
5-Há características curiosas sobre elas?
R: Há um sem-número de histórias sobre serpentes, verdadeiras ou não. Depende da espécie e da inventividade do povo, além da exatidão do que foi contado..... Uma curiosidade é, por exemplo, que a "dormideira", conhecida  também como "jararaca-preguiçosa"(entre outros vários nomes populares) não é uma jararaca verdadeira, não tendo veneno ativo no ser humano e, assim, não oferecendo perigo. Mas muita gente fica com medo e as mata, desnecessariamente.
6- Há cobras desta região em extinção?
É possível....mas não há dados suficientes no momento.