quinta-feira, 22 de março de 2012

Iniciando um novo projeto - " Os répteis do sítio Carangola"

Após muitos desencontros, planejamentos frustrados, parece que finalmente vamos iniciar o projeto. Hoje o tempo colaborou, e eu, o professor José Duarte e um aluno de Biologia caminhamos pelas trilhas escolhendo os possíveis lugares para colocar armadilhas para capturar alguns répteis para estudo. Tivemos a sorte de encontrar um lagarto teiú alimentando no final do sítio. Uma moradora vizinha é apaixonada por lagartos e há anos joga restos de comida, pedacinhos de linguiça e até ovos para eles que reconhecem a sua voz. Alguns já possuem nomes, mas eles fogem quando alguém desconhecido aparece.
 
Vimos vários calangos, outros exemplares interessantes, alguns caminhos que possivelmente servem de passagens para muitos animais entre eles os grandes lagartos e finalmente sentamos para conversar sobre o projeto. Mostrei alguns vidros com cobras que foram coletadas aqui. Geralmente capturamos as cobras venenosas e as colocamos em lugares de difícil acesso, longe das trilhas de passagem.
Cobra não venenosa
Esta cobra foi capturada sábado para ser fotografada e depois foi devolvida à natureza.


segunda-feira, 19 de março de 2012

A quaresmeira

 Dia 16 de março foi aniversário da cidade onde eu moro, Petrópolis, RJ. Ela completou 169 anos. Chuviscava, mas a paisagem..... As matas estavam tão verdes salpicadas de pontos arroxeados que resolvi dedicar este post a esta árvore de beleza notável que encanta pela sua exuberante floração que pode ocorrer duas vezes por ano, no outono e na primavera. Suas flores pentâmeras simples, com estames longos e corola arroxeada encantam a todos.

A quaresmeira Tibouchina granulosa é utilizada na arborização urbana do Brasil , porém há um inconveniente, seus galhos quebram com muita facilidade. Aqui no sítio, há uma espécie de besouro, o serrador que quebra seus ramos para colocar seus ovos no interior da planta para originar novos besourinhos. Ela é uma árvore originária da Mata Atlântica, pioneira, rústica e simples de cultivar, crescendo até mesmo em solos pobres.

Sei que a quaresmeira produz um fruto pequeno, marrom, com numerosas sementes minúsculas que são dispersadas pelo vento. Estou acompanhando a vida de uma quaresmeira para fotografar os frutos maduros e logo em seguida colocar as sementes em uma sementeira para originar mais quaresmeiras.
Ao centro da foto uma flor da quaresmeira caída no solo
Posted by PicasaObserve o desenho das nervuras nas folhas da quaresmeira, assim você saberá identificá-la quando ela não estiver florida.

sábado, 17 de março de 2012

O Orégano e suas utilidades


O orégano é um ingrediente comum em pratos espanhóis , mexicanos e italianos. Sua maior utilização é como digestivo e estimulante circulatório. Ele pode ser utilizado em perfumaria, especialmente como essência para sabonetes por causa de seus óleos voláteis.Suas qualidades anti-sépticas e medicinais são conhecidas desde a antiguidade.
Como eu gosto de aprender sobre temperos e ervas medicinais comprei um livro que achei bem interessante: ITF- Índice Terapêutico Fitoterápico - Ervas Medicinais da Editora EPUB. Nele há um catálogo colorido das ervas e um guia de utilização ilustrado. Há roteiros para preparar cremes , pomadas, chás e outros.

Hoje eu preparei vários potes com orégano e margarina. Aqueci a margarina e quando ela derreteu eu coloquei muitas folhas de orégano bem lavadas numa panela de ágata. A seguir, eu acrescentei mais margarina à panela. Misturei bem e coloquei a mistura em potes bem lavados e secos. Como a preparação das minhas "misturinhas com temperos" facilitam o meu trabalho quando preparo o almoço! 
Posted by Picasa