A horta já está com as mudas crescidas e já estou colhendo rabanetes (como crescem rápido), rúculas e pés de alface americana. Os pés de milho já apresentam espigas maduras. As laranjeiras ao redor da horta já apresentam muitas laranjas amarelinhas. Os limoeiros estão carregados de grandes limões. Os pés de chuchu estão lotados de frutos.
As borboletas enfeitam o local: coloridas, pequenas, grandes, com enfeites que imitam olhos e características diversas. Gosto de observar o desenrolar da espirotromba, uma espécie de tubo comprido enrolado, quando elas sugam o néctar e outros líquidos dos quais se alimentam. Elas não representam nenhuma ameaça, ao contrário favorecem a polinização das plantas transportando pólen de uma planta a outra. Em compensação, as larvas (lagartas) são vorazes e podem constituir pragas tanto na agricultura como em florestas.
As borboletas colocam ovos em diversas partes da planta. É comum encontrá-los nas folhas. Do ovo nasce uma lagartinha que ao nascer já começa a devorar o ovo vazio para acumular reservas para as fases seguintes do ciclo. Durante o seu crescimento, a lagarta muda quatro a cinco vezes de pele até se transformar em crisálida ou pupa. Hoje encontrei vários ovinhos amarelos em grupo nas folhas de rúcula. Eles ficam bem aderidos na superfície da folha.
Para consumir as verduras é necessário lavá-las com cuidado várias vezes e a seguir, deixá-las 10 minutos na água com vinagre para que todas as larvas, cistos de microorganismos e pequenos insetos soltem das folhas
Nossa Cristina, como a natureza é delicada, linda e nós não percebemos essas miudezas que têm um significado tão importante não é mesmo? Eu particularmente adoro borboletas e adorei ler este post.
ResponderExcluirOlá, fui num restaurante hoje é comi uma rúcula exatamente como está na imagem com essas bolinhas amarela... Corro algum risco ?
ResponderExcluirCalebe
Por ma higiêne engolir ovinhos tem perigo ?
ResponderExcluir