segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dengue em Petrópolis - Orientações aos Pacientes com Suspeita de Dengue

Meu marido há 9 dias luta com o vírus da Dengue. Já emagreceu bastante, não pode trabalhar, sentiu tonturas e dor abdominal e teve febre alta durante 6 dias. Após 2 dias de prostração e febre fomos ao hospital e a partir deste dia, vamos diariamente ao hospital para fazer o acompanhamento do número de leucócitos, plaquetas e hematócrito através de exames de sangue. O diagnóstico da Dengue foi obtido no sexto dia do aparecimento dos primeiros sintomas através da pesquisa de anticorpos IGG e IGM. A hidratação é importante para a cura da virose.

Serviço de Emergência do Hospital Israelita Albert Sabin
Tel.: (21) 21768800
www.hias.com.br


Orientações aos Pacientes com suspeita de Dengue

Se você apresenta dois ou mais sintomas compatíveis com suspeita de Dengue: Febre alta (38-40 graus celsius) com duração de até 7 dias, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, prostração, dor articular e muscular intensa, manchas vermelhas na pele com ou sem coceira, presença ou não de sangramento espontâneo. Enjôo, vômitos, diarréia e falta de apetite também podem ser observados.

Siga as orientações abaixo:
1- Hidratação oral: Beba 60 a 8) ml de líquidos por quilo de peso por dia, em pequenos volumes, para evitar enjôo e vômitos. Exemplo: Para uma pessoa com 60 kg, o volume ingerido deve variar entre 3,6 e 4,8 litros por litros por dia, nos. A presença de um sintoma primeiros 5 a 7 dias. Procure beber água, sucos de frutas, água de côco, chás e soro caseiro que pode ser preparado conforme orientação abaixo:
Sal de cozinha
1 colher de café (3g)
Açúcar
2 colheres de sopa (18g)
Água potável
1 litro

2- Sinais de alerta para retorno imediato à Emergência: Podem surgir quando a febre desaparece, entre o 2° e 6° dia após o início do primeiro sintoma. A presença de um deles pode indicar a possibilidade de Dengue grave.
- Dor abdominal intensa e contínua
- Vômitos persistentes ou impossibilidade de beber o volume de líquidos indicado
- Tonteira ao levantar, sensação de desmaio ou desmaio
- Sensação de palpitação (taquicardia)
- Diminuição do volume de urina habitual (urina amarela, muito concentrada)
- Sangramentos (por exemplo: sangramentos em gengiva ao escovar os dentes)
- Agitação ou sonolência excessiva
- Temperatura abaixo do normal, menor que 36°C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário