sábado, 29 de dezembro de 2012

Morangos no pé de maxixe

A natureza sempre apresenta surpresas. Hoje meu marido ao limpar os canteiros de morangos que foram invadidos por pés de maxixe, ele encontrou morangos nos pés de maxixe. Provei um dos morangos, parece que o gosto da fruta também foi modificado. Os morangos estavam presos nos ramos do maxixe. Fotografei por que se eu contar para alguém, muitos não irão acreditar.



quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Observando a horta e arredores

Bem cedo, no domingo de manhã, eu  fui até a horta para separar as hortaliças que seriam utilizadas para preparar o almoço. Que surpresa! Os canteiros recém plantados estavam revirados. Obra do tatu, aquele que havia sido capturado dias antes e que agora volta todas as noites para nos atrapalhar. O esterco que é colocado nos novos canteiros atraem muitas minhocas e o tatu adora estes vermezinhos. Nós colocamos uma cerca em volta de toda a horta (observe a foto), mas ele sempre acha um lugar para passar. Ele cava muito bem e arranja sempre um ponto fraco na cerca de arame. Colocamos armadilhas, mas ele sempre escapa. Ele é muito esperto.

Em volta da horta,  há pés de laranja que estão cheios de pequenas flores brancas muito cheirosas e muitas lagartas. Veja o casulo que foi encontrado no interior de uma das laranjeiras.


Próximo das laranjeiras encontrei muitas sementes e frutos diferentes. Alguns frutos apresentavam estruturas que facilitam a dispersão pelo vento.


A natureza apresenta tantos fenômenos curiosos que é impossível não percebê-los. Voltarei ao assunto em outro momento.

Camuflagem


Acordei no último domingo com o meu marido me chamando: " Cristina venha ver que bicho mais estranho". Levantei correndo e fui até a varanda. Vi uma perereca de cor cinza totalmente imóvel sobre a sacada da varanda. Parecia mais uma casa de insetos que uma perereca. Percebi que era um animalzinho pelas batidas do coração. Aqui no sítio há muitos tipos de anfíbios, mas nunca tinha visto um igual a este.

terça-feira, 17 de julho de 2012

O tatu

Ontem, as crianças do sítio acordaram e correram para a horta. Há dias estávamos tentando pegar o tatu que aos poucos estava destruindo os canteiros. O tatu, à noite, sai para se alimentar de insetos, vermes, minhocas e com suas garras bem desenvolvidas arrancava as pequenas cenouras, beterrabas e as verduras ainda pequenas. Colocamos uma armadilha para pegar o "invasor", para depois soltá-lo no final do terreno. Na primeira tentativa pegamos um gambá. Pobre de nós: tivemos que suportar o cheiro ruim que ele exalou. Ontem, o tatu caiu na armadilha. O caseiro correu para me avisar. Vamos fotografá-lo antes de soltar o bicho. Chamou também as crianças, elas adoram uma novidade. Chamou o outro caseiro para pegar a caminhonete para levar o tatu até o local apropriado. Que festa!


segunda-feira, 16 de abril de 2012

Os araçazeiros

Próximo a horta há algumas fruteiras, uma goiabeira, dois pés de acerola, um pé de carambola, dois pés de caqui, um pé de castanha, dois pés de figo, um pé de maracujá e várias laranjeiras. Próximo ao barracão há dois pés de araçá. Eles estão cheios de frutos.

O araçá tem o gosto parecido com o da goiaba e é rico em vitamina C. É uma fruta pequena, arredondada com sementes pequenas e em abundância, com a polpa que varia da cor alaranjada ao amarelo-claro de acordo com a espécie. A cor da polpa dos araçás do sítio é amarelo bem claro.

O nome araçá significa "fruto que tem olhos" em tupi guarani em alusão as sépalas ( folhas modificadas que formam o cálice) que dão a aparência de um olho no fruto. Os araçazeiros atraem muitos animais e são pequenas árvores utilizadas para recompor áreas degradadas.

Nesta época do ano, ao passar por ali, sempre pego alguns araçás para comer.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Iniciando um novo projeto - " Os répteis do sítio Carangola"

Após muitos desencontros, planejamentos frustrados, parece que finalmente vamos iniciar o projeto. Hoje o tempo colaborou, e eu, o professor José Duarte e um aluno de Biologia caminhamos pelas trilhas escolhendo os possíveis lugares para colocar armadilhas para capturar alguns répteis para estudo. Tivemos a sorte de encontrar um lagarto teiú alimentando no final do sítio. Uma moradora vizinha é apaixonada por lagartos e há anos joga restos de comida, pedacinhos de linguiça e até ovos para eles que reconhecem a sua voz. Alguns já possuem nomes, mas eles fogem quando alguém desconhecido aparece.
 
Vimos vários calangos, outros exemplares interessantes, alguns caminhos que possivelmente servem de passagens para muitos animais entre eles os grandes lagartos e finalmente sentamos para conversar sobre o projeto. Mostrei alguns vidros com cobras que foram coletadas aqui. Geralmente capturamos as cobras venenosas e as colocamos em lugares de difícil acesso, longe das trilhas de passagem.
Cobra não venenosa
Esta cobra foi capturada sábado para ser fotografada e depois foi devolvida à natureza.


segunda-feira, 19 de março de 2012

A quaresmeira

 Dia 16 de março foi aniversário da cidade onde eu moro, Petrópolis, RJ. Ela completou 169 anos. Chuviscava, mas a paisagem..... As matas estavam tão verdes salpicadas de pontos arroxeados que resolvi dedicar este post a esta árvore de beleza notável que encanta pela sua exuberante floração que pode ocorrer duas vezes por ano, no outono e na primavera. Suas flores pentâmeras simples, com estames longos e corola arroxeada encantam a todos.

A quaresmeira Tibouchina granulosa é utilizada na arborização urbana do Brasil , porém há um inconveniente, seus galhos quebram com muita facilidade. Aqui no sítio, há uma espécie de besouro, o serrador que quebra seus ramos para colocar seus ovos no interior da planta para originar novos besourinhos. Ela é uma árvore originária da Mata Atlântica, pioneira, rústica e simples de cultivar, crescendo até mesmo em solos pobres.

Sei que a quaresmeira produz um fruto pequeno, marrom, com numerosas sementes minúsculas que são dispersadas pelo vento. Estou acompanhando a vida de uma quaresmeira para fotografar os frutos maduros e logo em seguida colocar as sementes em uma sementeira para originar mais quaresmeiras.
Ao centro da foto uma flor da quaresmeira caída no solo
Posted by PicasaObserve o desenho das nervuras nas folhas da quaresmeira, assim você saberá identificá-la quando ela não estiver florida.

sábado, 17 de março de 2012

O Orégano e suas utilidades


O orégano é um ingrediente comum em pratos espanhóis , mexicanos e italianos. Sua maior utilização é como digestivo e estimulante circulatório. Ele pode ser utilizado em perfumaria, especialmente como essência para sabonetes por causa de seus óleos voláteis.Suas qualidades anti-sépticas e medicinais são conhecidas desde a antiguidade.
Como eu gosto de aprender sobre temperos e ervas medicinais comprei um livro que achei bem interessante: ITF- Índice Terapêutico Fitoterápico - Ervas Medicinais da Editora EPUB. Nele há um catálogo colorido das ervas e um guia de utilização ilustrado. Há roteiros para preparar cremes , pomadas, chás e outros.

Hoje eu preparei vários potes com orégano e margarina. Aqueci a margarina e quando ela derreteu eu coloquei muitas folhas de orégano bem lavadas numa panela de ágata. A seguir, eu acrescentei mais margarina à panela. Misturei bem e coloquei a mistura em potes bem lavados e secos. Como a preparação das minhas "misturinhas com temperos" facilitam o meu trabalho quando preparo o almoço! 
Posted by Picasa

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A flor maravilhosa do cacto-orquídea

Ontem à noite, eu acompanhei o desabrochar desta linda flor que fica aberta somente por uma noite esperando que os polinizadores noturnos transportem seus grãos de pólen para outra flor semelhante a ela. Fotografei a primeira imagem às 18:30h, a segunda às 21:00h, a terceira às 23:00h e a última às 6:00h da manhã. Se você quiser saber mais sobre o assunto: http://www.fazfacil.com.br/jardim/cacto_epiphyllum.html    

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Observando a natureza

A observação é uma atividade essencial à aprendizagem Aprende-se muito observando com atenção as "coisas" que nos rodeiam. É necessário usar todos os sentidos, se possível. Não é recomendável colocar folhas na boca para sentir o gosto, pois algumas plantas são tóxicas. Não se deve pegar lagartas e outros animais sem o auxilio de uma "ferramenta" para evitar o contato do ser vivo com a sua pele. Devemos caminhar nas trilhas de tênis ou botas e calças compridas, nunca de shorts ou sandálias.


Numa página,  na margem lateral do blog, postarei sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas em um passeio pelo sítio.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sorvete de manga instantâneo

A manga parece ter sido introduzida no Brasil pelos colonizadores que a trouxeram de Goa na Índia. Além de ser uma fruta deliciosa para consumo in natura, também serve para mousses, gelatinas, geléias, sucos, etc . As mangueiras apreciam clima quente e aqui elas não produziam frutos. 
Este ano,  a mangueira próximo a churrasqueira,  encheu-se de flores e os frutos estão crescendo e amadurecendo. Como o pé é bem alto, nós, os esquilos, os gambás e os jacus estamos disputando quem pega mais mangas.
Hoje, eu aproveitei algumas mangas bem maduras para fazer sorvete diet na hora do almoço. Descasquei 8 mangas e as cortei em fatias. A seguir, eu  coloquei tudo no liquidificador e triturei a massa com  cubos de gelo que fui acrescentando um a um. Coloquei algumas gotas de adoçante, porém elas estavam tão doces que praticamente não era necessário. O sorvete ficou uma delícia e não precisei esperar horas para  a receita ficar pronta.