Essa mandioca ou aipim ou macaxeira gigante tinha mais de 5 quilos. Logo que foi retirada da terra coloquei na água para não ficar escura e soltar a casca com facilidade, aprendi esta técnica em um documentário sobre os índios brasileiros. Tirei a casca, cozinhei a mandioca com um pouco de sal e ela ficou branquinha e macia. Aqueles pedaços que ficaram bem macios amassei com um garfo e fiz um purê.
Industrialmente a mandioca pode ser utilizada na fabricação da tapioca, do polvilho, da farinha de mandioca, de aguardente, de álcool industrial e ainda é usada na produção de embutidos como mortadelas para tornar o produto mais saboroso ou nas indústrias de molho de tomate e catchup para conferir consistência e estabilidade ao produto. Que tal fazer uma boa pesquisa sobre a mandioca?
Na segunda fotografia aparece a horta no mês de abril. Hoje ela está com um aspecto totalmente diferente. O milho já foi colhido e utilizado de diversas formas: em saladas, em docinhos, em curau e em broas. Este alimento também é bastante utilizado na cozinha brasileira. É interessante fazer uma comparação entre os pés de aipim e os pés de milho como também acompanhar o desenvolvimento da horta durante o ano registrando todas as suas descobertas e fotografando todos os meses.
Na terceira fotografia aparece lindas e pequenas flores rosas em cachos. Dali surgiram as carambolas que eu tanto aprecio. Este ano deu poucas carambolas em junho. Foi o primeiro ano que o pé deu carambolas. Espero que no ano que vem este pé dê mais frutos. Será que a carambola é uma fruta de origem brasileira?
Será que ela faz bem a saúde?
otimo...muito bom
ResponderExcluir