quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Observando as plantas com atenção


O agave é uma bonita planta ornamental, suas folhas são grandes, bem resistentes  e armazemam água. As plantas que armazemam água nas folhas ou no caule habitam os ambientes áridos. Próximo a um grande agave há muitas mudinhas que podem ser facilmente retiradas e plantadas em outro lugar.


Ao passar pelas laranjeiras sinto o cheiro gostoso se desprender das flores. Há várias espécies de laranjeiras. Umas com laranjas doces e outras amargas. A casca das laranjas podem ser lisas e finas ou grossas e ásperas. Nela há glândulas secretoras de óleo. Ontem, ao descascar uma das laranjas um pouco de óleo espirrou no meu rosto e na minha blusa. O cheiro do óleo permaneceu por um tempo na roupa. Sempre que eu como laranjas separo os gomos e solto as "garrafinhas"que há dentro deles. São células macroscópicas. As células são as menores partes de um ser vivo e geralmente são microscópicas.


A primavera está chegando e o sítio está cheio de flores. Há pequenas orquídeas em todos os troncos. As begônias com suas flores protegidas por brácteas enfeitam os jardins. Ouço os pássaros cantando. Não consigo identificá-los pela sua cantoria com facilidade, mas a cada dia surge um novo  canto. 


As babosas estão floridas. Suas flores amarelas se destacam entre as plantas que rodeiam a horta. Muitas pessoas pedem mudas desta planta por causa de suas propriedades terapêuticas. As moitas de estrelitzias ou aves-do-paraiso apresentam flores quase o ano todo, mas esta foto eu tirei em maio quando havia muitas estrelitzias no meu jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário