terça-feira, 21 de setembro de 2010

Andando pelas trilhas do sítio

É importante andar com calçados fechados e calça comprida nas trilhas para proteger o corpo dos galhos secos, espinhos, insetos e cobras. Uma cobra já foi encontrada no bambuzal.


Há muitos eucaliptos próximo ao curral. Sempre separo alguns galhos secos para fazer arranjos. Os eucaliptos são árvores que podem chegar a mais de 50 metros. São as maiores árvores do sítio e a maioria foi plantada por nós. Repare como é o tronco dos eucaliptos.
Ao passar pelas samambaiaçus, fico admirada com a beleza desta planta. É uma espécie ameaçada de extinção devido à extração abusiva para a produção do xaxim, usado para fazer vasos.

A planta conhecida como jacaré é uma árvore característica da Mata Atlântica. Repare os desenhos do tronco, são características dessa espécie.


 Há bromélias nas árvores pocurando a luz, outras sobre as pedras e algumas sobre os troncos apodrecidos.


Há trilhas onde a mata é fechada. Lá o ar é mais fresco, pois as árvores absorvem o gás carbônico, diminuindo o efeito estufa.




Hoje pisei no cupinzeiro. Que sorte! O cupinzeiro é duro e nada aconteceu. Se tivesse pisado no formigueiro, na terra fofa, as formigas provavelmente teriam me atacado. Tirei mais algumas fotografias  e segui meu caminho.

Um comentário:

  1. Linda as fotos! Gostaria de ter caminhado ao seu lado. Beijos Elza Guazi

    ResponderExcluir