segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Consequências do desmatamento


formiga - invertebrados com 6 patas ( inseto )
  Com os desmatamentos constantes na região muitos espécimes estão desaparecendo. Já não vejo mais os gaviões, os morcegos e as áreas verdes do sítio estão mais ralas. Outro dia, meu empregado disse ter visto um pequeno morcego dormindo de cabeça para baixo num canto escuro entre as bananeiras Fato muito raro hoje. Há muitos anos atrás, os morcegos se escondiam na chaminé da lareira e me assustavam quando invadiam minha sala. Atualmente, são as andorinhas que se abrigam da noite ou fazem  seus ninhos na chaminé. Ontem ao entardecer, enquanto lia o jornal, uma andorinha surprendeu-me e eu corri, cai e machuquei meu joelho seriamente. Fiquei a noite toda com um saco de gelo no joelho. Outras espécies estão se proliferando bastante. Há formigas em todos os lugares, de todos tipos e tamanhos. Em vários cantos das trilhas, as folhas estão totalmente róidas pelos insetos. Ao abrir a torneira da cozinha, meu marido ficou assustado ao ver dezenas de formigas saírem junto com a água.                                                
O que será que esta aranha está fazendo nesta folha?
aranha - invertebrado com 8 patas articuladas ( aracnídeo)

Um comentário:

  1. Espero q seu joelho tenha melhorado,O morcego dormindo de cabeça para baixo me lembrou o meu pai q dizia sempre: "Passarinho q acompanha morcego acaba sempre dormindo de cabeça para bai xo".A foto da formiga na ponta da folha está sensacional
    .

    ResponderExcluir