terça-feira, 12 de outubro de 2010

Tecnologia caseira do leite

Vejo através da janela, a chuva fina molhando a horta e sabiás agitados procurando na terra minhocas e outros vermes. Como os dias estão chuvosos os rapazes reviraram o solo e plantaram muitas sementes, proporcionando aos pássaros encontrarem com mais facilidade seu alimento.
                                      
O dia frio e sem o sol deixa-me preguiçosa e provavelmente ficarei em casa. O leite da Serena chegou e vou aproveitar para fazer doce de leite, uma atividade que requer tempo, e queijo. O leite da vaca já está diminuindo, a bezerra já está bem crescida , tenho que juntar o leite de dois dias para fazer um queijo pequeno. O leite que será consumido durante o dia, fervo várias vezes para retirar a gordura. O leite de vaca jersey é rico em gordura, ideal para fazer manteiga e biscoitos de nata.

 O leite que foi separado para fazer o queijo, coloco em uma panela com capacidade para receber cinco litros  e o aqueço a 80 graus celsius para matar os patógenos, causadores de doenças. Resfrio o leite rapidamente, mergulhando o recipiente na água fria e a seguir o transporto para uma bacia plástica bem grande. Quando a temperatura chega a aproximadamente 35 graus celsius, eu coloco 5 ml de coalho dissolvido em meio copo de água filtrada no leite e espero ele talhar. O processo de fermentação demora aproximadamente três horas ou mais, depende muito da temperatura ambiente. Em dias quentes, o processo é muito mais rápido. Ao talhar, o leite se transforma em uma linda coalhada que eu divido em pequenos cubos. Retiro os pedacinhos com a escumadeira e levo novamente ao fogo para separar a massa do soro. Quando os cubinhos começam a se aglutinar, passo tudo para uma peneira de inox. O soro sai pelos orifícios da peneira e começam a cair em outra tigela. Este soro pode ser aproveitado para fazer ricota.

Dicas para não entornar o leite durante a fervura: Quando o leite é submetido a uma temperatura próxima a 100 graus celsius, a água começa a evaporar e empurra a gordura que é menos densa para cima, causando a maior sujeira no fogão. Para evitar isso, sempre coloco o leite para ferver numa panela alta com o fogo baixo e na boca da panela encosto uma grande colher de pau, se o leite subir, a nata fica presa na colher, o vapor d"água sai e o fogão continuará limpo.

Composição do leite: Água (88% aproximadamente), lipídeos ( principalmente ácidos graxos e colesterol), proteínas ( caseína, lactoalbumina e lactoglobulina) e hidratos de carbono ( lactose). É um importante alimento porque assegura um crescimento ósseo adequado nas crianças e atrasa a perda óssea nos adultos evitando a osteoposose por possuir sais de cálcio e fósforo.

Um comentário:

  1. QUE VONTADE DE COMER DOCE DE LEITE,QUEIJO ,BISCOITINHOS DE NATA.tOMARA QUE sERENA CONTINUE SUA PRODUÇÃO.o QUEIJO JÁ EXPERIMENTEI.dELICIOSO !mUITO INTERESSANTE CONHECERMOS TODO ESTE PROCESSO.qUANTOS LEITES JÁ DERRAMAMOS POR NÃO CONHECERMOS ESTAS DICAS.mAIS UMA VEZ PARABÉNS PELA IDÉIA EXCELENTE DESTE BLOGGER.eSTOU FELIZ POR CONHECER AS MARAVILHAS DO SÍTIO.

    ResponderExcluir