quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Observando a horta


cebolas


folha de couve com pulgões acinzentados
  
joaninha alimentando-se de pulgões


bertalha com frutos

flor do amendoim
Acordei bem cedo. O sol já começava a brilhar, os pássaros cantavam e o movimento da rua aumentava, e eu comecei a preparar meu material para observação: minha máquina fotográfica, meu mp3 para gravar os sons, um bloco, caneta,  um pote e um saco plástico. Comecei o passeio pela horta, já imaginando quais seriam as hortaliças que eu gostaria de comer no almoço. Apesar de ter chovido nos dias anteriores, a horta está bem maltratada pelo sol: as folhas dos pés de couve estão repletas de pulgões e as joaninhas voando e pulando estão se alimentando fartamente, os pés de bertalha estão cheios de frutos e suas folhas bem queimadas e machucadas. A água realiza milagres: os pezinhos de morango já estão com algumas flores e frutinhos esbranquiçados,  os pés de amendoim também começam a florescer e as folhas jovens começam a brotar bem verdinhas.

Próximo a horta há um pé de caqui e um pé de castanha com flores. Sobre o pé de castanhas há erva de passarinho, planta parasita, que precisa ser retirada para não matar a planta.


pé de castanha

pé de caqui


erva de passarinho


Um comentário:

  1. Oi Cristina.
    Será que você me podia arranjar sementes de Bertalha?
    Desde já o meu obrigada.

    ResponderExcluir