terça-feira, 26 de outubro de 2010

Visita a um orquidário


orquídea com fruto encapsulado

 Fui a um orquidário comprar mudas de orquídeas e bromélias para ampliar minha coleção. Procurei a orquídea do gênero Vanilla da qual se extrai a baunilha, porém não havia um exemplar sequer no lugar. Havia outras lindas e cheirosas e no meio delas uma orquídea com seu fruto encapsulado, de paredes espessas, que se desenvolveu do engrossamento do ovário na base da flor. Quando o fruto amadurecer e secar, muitas sementes minúsculas e leves serão levadas pelo vento a algum lugar bem distante.


Quando cheguei no orquidário, uma moça estava separando mudas de orquídeas para plantar. Fiquei atenta em todos os passos para aprender. Com uma faca, ela separou o rizoma de uma orquídea que já tinha florido em pedaços com 3 ou 4 pseudobulbos. A seguir, pegou um vaso de plástico com o furo no fundo com cacos de telha quebrada cobertos por uma camada fina de fibra de coco e xaxim, colocou a muda da orquídea em um dos lados e completou o vaso com a mistura para fixar a planta. A parte aérea da planta tem que ficar fora do substrato.
Você já reparou nas raízes aéreas das orquídeas epífitas? Elas são  grossas, cilíndricas e recobertas por uma superfície porosa chamada de velame para obter água ou a umidade do ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário