sábado, 23 de outubro de 2010

Um lagarto bem simpático

Outro dia, no final da tarde, encontrei próximo a horta este lagarto muito simpático que praticamente pulou aos meus pés. É uma fêmea Enyalius sp. O macho é verdinho e o meu caseiro o chama de camaleão como muitas outras pessoas, talvez devido a grande semelhança com o camaleão verdadeiro que vive na África.  O macho usa a camuflagem para se defender, a coloração de sua pele varia entre os tons claros e os escuros. Meu marido viu o casal de lagartos no mesmo dia na parte da manhã  enquanto plantava as sementes na terra. Eles pareciam estar dormindo, eu acho que estavam “paradinhos” devido ao frio, pois eles apresentam hábitos diurnos. São muito importantes na natureza, pois como são insetívoros evitam a superpopulação de formigas e cupins.

lagarto fêmea do gênero Enyalius


2 comentários:

  1. Curiosidade ! : Como é que um lagarto sente frio se ele é um animal pecilotérmico ! Há ! te peguei. rsrsrs (Aprendi com a minha professora de Biologia)

    ResponderExcluir
  2. OI Guille,
    Os lagartos são animais pecilotérmicos, isto é, a temperatura corporal varia com a do ambiente e quando a temperatura do meio está mais baixa, o metabolismo desses animais fica mais baixo também, por isso eles estavam tão "paradinhos". Eles realmente não sentem frio, você tem razão. Parabéns pelo seu comentário.

    ResponderExcluir