As orquídeas e as bromélias são comuns na Mata Atlântica. Há muitas bromélias e orquideas aqui no sítio. Uma amiga de minha cunhada sempre a presenteia com orquídeas. Além de ser uma planta decorativa, ela é utilizada na produção de cremes e perfumes e até na culinária. Há uma orquídea da qual se extrai a baunilha que aromatiza bolos, biscoitos, cremes e sorvetes.
|
Essa orquídea floresceu próximo à estufa |
As orquídeas geralmente são epífitas, isto é, vivem como hóspedes de outras árvores para captar mais luz e ventilação. Há, também, as saprófitas desprovidas de clorofila vivendo no húmus das florestas com flores pequenas e pálidas; as terrestres e as rupícolas que usam as rochas como suporte fixadas nos líquens das fendas. As bromélias como as orquídeas podem ser epífitas, terrestres e rupículas. Elas possuem folhas que formam um reservatório de água na forma de um copo onde vivem: algas, protozoários, vermes, lesmas e até pererecas convivendo harmoniosamente.
As orquídeas florescem uma ou duas vezes no ano dependendo da espécie, mas as bromélias quando adultas só florescem uma vez, emitem filhotes e morrem.
|
bromélia |
Lindas as orquídeas!!!
ResponderExcluirAs fotos estão ótimas!
ResponderExcluirLindas demais!
Bjus, Adriana